< >Assessoria de Imprensa – 02/02/2010
< >Há quase 4 anos a FAAG desenvolve o projeto “Brinquedoteca”, um programa socioeducativo que visa proporcionar aos universitários de Pedagogia da faculdade um contato mais próximo com o dia a dia da escola. Além disso, os alunos têm a oportunidade de auxiliar os professores no aprendizado das crianças das creches atendidas.
< >“Esse projeto cria oportunidade para que tanto os professores como os alunos do curso de Pedagogia produzam conhecimento sobre o papel e importância do brincar na educação infantil, através de um grupo de pesquisa sobre o tema”, explica a professora Eliane Aparecida Zulian Delázari, coordenadora do programa.
< >Neste ano, o projeto atenderá cerca de 200 crianças, entre 3 e 5 anos, que estudam nas creches de Agudos.
< >“O projeto Brinquedoteca FAAG além de investir na extensão e na pesquisa como instrumento dos futuros pedagogos, prima por estender seus serviços à comunidade local, estabelecendo vínculos profissionais com a Rede Pública Municipal de Educação de Agudos, oferecendo seus conhecimentos teórico-práticos para a superação de dificuldades específicas”, complementa Eliane.
< >Aprendizado
< >Na opinião dos alunos que têm a oportunidade de fazer parte do projeto, vivenciar a sala de aula através dos propósitos da Brinquedoteca só enriquece a formação acadêmica.
< >“Ter participado da Brinquedoteca em 2009 foi um enorme presente. Aprendi muito e ganhei momentos felizes com as crianças. A evolução de cada criança durante o ano na Brinquedoteca me fez ver a real importância do brincar. Tudo que aprendi durante este período serviu para pensar melhor na minha prática e como posso melhorar o dia a dia dos meus alunos”, diz a aluna-monitora Thalita Barros Botelho.
< >Para a também aluna-monitora Sara Duarte Fernandes, participar da Brinquedoteca também foi decisivo para o enriquecimento de sua formação. “Posso dizer que esse projeto não só beneficiou e ajudou as crianças, mas a nós alunas também, pois pudemos exercitar e fazer uma relação entre a teoria e a prática, compreendendo melhor o exercício e a tarefa de ser educador. A teoria teve sentido, pois a prática se faz necessária para que nós, futuras professoras, possamos exercer verdadeiramente o nosso papel.”
< >Referência
< >Segundo Eliane, coordenadora do projeto, a Brinquedoteca da FAAG é considerada referência não só na região de Bauru, mas no Brasil também.
< >“Recentemente participei da I Jornada Brasileira de Brinquedotecas Universitárias, realizada na Universidade Federal de Santa Catarina. Esse event contou com conferencistas franceses, como Gilles Brougère, e nacionais, como Tisuko Morchida Kishimoto, da USP. Nosso trabalho foi muito elogiado por todos os participantes, e pelos registros da Associação Brasileira de Brinquedotecas, aqui na região de Bauru, a Brinquedoteca da FAAG é uma das únicas brinquedotecas universitárias”, comenta Eliane.
< >Lucien Luiz