< >Assessoria de Imprensa – 20/01/2010
< >Preocupados com a exigência do domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo mercado, professores estão buscando cada vez mais especialização na área.
< >Nesta semana a FAAG começou o curso básico de Libras, com a participação de mais de 20 educadores de Agudos e região. A maioria leciona no ensino público, onde o domínio da língua começa a ser cada vez mais cobrado.
< >“A FAAG é a única faculdade na região que oferece esse tipo de especialização, hoje fundamental para os professores, principalmente no ensino infantil. Atualmente, é muito grande a procura por docentes habilitados nesta área”, comenta Samantha Ferrazoli, professora de educação infantil em Bauru, matriculada no curso da FAAG.
< >De acordo com Tânia Garrido, professora e coordenadora do curso, os alunos terão a oportunidade de aprender técnicas básicas para a comunicação com deficientes auditivos.
< >“O professor concluirá o curso sabendo o alfabeto, números, verbos, pronomes, enfim, o básico para a mínima comunicação com os alunos deficientes”, destaca Tânia.
< >No fim de 2009, o juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Bauru, Ubirajara Maintinguer, determinou que as escolas estaduais de Bauru, Arealva e Avaí, disponibilizassem a partir deste ano especialistas em libras para as crianças com deficiência auditiva. Uma determinação que causou uma corrida dos educadores em busca de especialização.
< >“Essa decisão foi um dos fatores que me trouxe até o curso de Libras da FAAG. Além disso, acredito que seja uma oportunidade de nos especializar na área, já que lá na frente será um conhecimento fundamental para todo professor, assim como em outras áreas também”, diz a professora Érica Cristina Moura, que leciona na rede particular de ensino em Bauru.
< >Na opinião de Tânia, todos os professores, até mesmo aqueles que não tenham como meta trabalhar com educação inclusiva, devem procurar, pelo menos, aprender o básico da Língua Brasileira de Sinais.
<>“Além de estar na lei, o mercado já começa a exigir essa habilidade dos educadores. Num futuro próximo, esse conhecimento pode ser fundamental no currículo de qualquer professor”, argumenta.
< >A FAAG é a única faculdade do interior do Estado de São Paulo a oferecer cursos básicos e de especialização em Libras.
< >Lucien Luiz