Assessoria de Imprensa – 10/01/2008
O ano letivo de 2008 começa com novo coordenador para o curso de Administração da FAAG. O professor Marcos Antônio Bonifácio, que já lecionava algumas disciplinas no curso, assume a partir deste ano o cargo que, até dezembro passado, foi ocupado pelo professor Sidnei Dalberto Bento.
De acordo com a direção da faculdade, a troca de comando segue apenas um planejamento de rotatividade entre os docentes da área.
Apesar de assumir o novo cargo, Bonifácio não vai ficar longe da sala de aula, já que se dedicará ao novo posto três vezes por semana. O novo coordenador, que é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Araraquara (Uniara), com mestrado em desenvolvimento regional e meio ambiente, pela mesma instituição, promete movimentar o curso com o desenvolvimento de inúmeros projetos.
<>Empolgação não falta. “Vamos trabalhar bastante, buscando sempre a melhoria do ensino para o aluno e destacar a FAAG através dos programas que pretendemos pôr em prática. Posso dizer que a disposição para isso tudo está grande”, completa ele. E a primeira ação do novo coordenador é o lançamento de um livro, cuja autoria seria de todo o corpo docente de Administração da faculdade. Toda a estrutura da obra ainda está em fase de definição, mas o volume teria como tema central a função do administrador. Segundo o professor, a idéia é mostrar aos alunos o leque de oportunidades que a graduação em Administração oferece.
“O objetivo principal é esse, dar uma dimensão do mercado de trabalho, quais as funções que podem ser exercidas e onde, de fato, podem trabalhar”, explica Bonifácio. De acordo com ele, se tudo correr bem, a obra será lançada ainda este ano. “Além de beneficiar os alunos, os professores sairiam ganhando também, já que a publicação de livros no mundo acadêmico de hoje é uma necessidade.
Por outro lado, seria uma forma da faculdade mostrar que incentiva a pesquisa e a publicação de títulos”, acrescenta.
O segundo projeto que Bonifácio promete se empenhar é na viabilização de cursos de pós-graduação com gestão nas áreas dos três cursos oferecidos pela faculdade: Administração, Pedagogia e Turismo. Mas o planejamento do novo coordenador, assim como o seu entusiasmo, não param por aí. Ele vislumbra ainda fazer uma parceria com a coordenação do curso de Turismo para desenvolver em Agudos o chamado turismo ecológico. Trata-se de uma atividade que, além de oferecer lazer ao turista, incentiva a prática de atitudes ecologicamente corretas.
Bonifácio frisa que o turismo ecológico não deve ser confundido com o turismo rural. “Trata-se de uma prática de lazer que, ao fazer uma trilha, o turista poderá aprender sobre mata ciliar, por exemplo, ou plantar uma árvore, recolher algum material que possa degradar a área onde está visitando”, explica o professor.
Ainda no segmento de meio ambiente, o novo coordenador quer desenvolver um projeto de geomonitoramento para acompanhar, via satélite, as áreas verdes de proteção da cidade de Agudos. “Ainda estamos elaborando e estudando essas duas propostas, mas até o segundo semestre elas devem estar prontas, inclusive para serem inscritas no processo de seleção, para aquisição de financiamento, da Petrobras”, conclui.
Quem é Marcos Bonifácio
Marcos Antônio Bonifácio, 41 anos, é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Araraquara (Uniara), com mestrado em desenvolvimento regional e meio ambiente pela mesma faculdade.
Mais recentemente, no ano passado, concluiu sua especialização em Engenharia da Produção – curso que a FAAG deve oferecer em breve – na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru.
Bonifácio atua na iniciativa privada há cerca de 20 anos e hoje, ocupa o cargo de coordenador de planejamento da área de manutenção na Duratex, em Agudos.
<>Lucien Luiz