Assessoria de Imprensa – 31/03/2010
Alunos dos cursos de Administração e Pedagogia tiveram a oportunidade de conferir a palestra “Ética em pesquisa: abordagens preliminares”, com Eduardo Jannone da Silva, um dos grandes conhecedores do assunto em Bauru e região. Formado em direito e com mestrado na mesma área, é também membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da APAE Bauru. O palestrante abordou o tema ética nas concepções de Aristóteles, Descartes e Kant, ressaltando a ação humana cada vez mais dependente do conhecimento científico.
Jannone apresentou o trabalho desenvolvido pelo Comitê de Ética em Pesquisa da APAE Bauru/SP, cujas informações e documentos podem ser acessados pelos pesquisadores no site da Apae Bauru: [email protected].
“O tema abordado é de fundamental importância para todos os universitários, haja vista que é no ensino superior que os mesmos iniciam um contato mais efetivo com a pesquisa científica e todas as suas formalidades”, ressalta Jannone.
Para o palestrante, é necessário que esse trabalho de conscientização ganhe cada vez mais força, de modo que as pesquisas científicas sejam ambiente onde sempre predomine a conduta ética, o que implicará, segundo ele, na proteção dos direitos dos sujeitos de pesquisa.
“Não há dúvida de que a abordagem do tema da Ética nas Pesquisas, sobremaneira nas instituições de ensino superior, tem sido intensificada dia após dia. Inclusive, e de modo a comprovar tais atuações, é fato que faculdades e universidades têm buscado investir na criação de seus próprios Comitês de Ética, como maneira de incentivar a pesquisa científica, salvaguardando os preceitos éticos que envolvem tal atividade”, conclui.
A palestra foi conferida no dia 26 de março, por cerca de 100 pessoas, incluindo alunos e professores da FAAG.
Currículo
Eduardo Jannone é graduado em direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru e mestre na mesma área, pela mesma instituição. Advoga na área de atuação em direito administrativo e constitucional, com ênfase em saúde pública. Também presta assessoria jurídica em projetos de restauração e preservação de patrimônio histórico e cultural aprovados pelo Ministério da Cultura – Lei Rouanet (Lei 8.313/91).
Jannone é membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da APAE Bauru/SP. É também autor de livros, como “Tutela Jurídica do Direito à Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência”, Juruá Editora, 2009.
Lucien Luiz