FAAG celebra 18 anos com distribuição de bolo aos alunos

5 fevereiro 2020 | Notícias

Faculdade de Agudos iniciou suas atividades no dia 2 de fevereiro de 2002 e, desde então, cresceu e tornou-se referência no ensino superior do Interior paulista

O início das aulas para os alunos da FAAG (Faculdade de Agudos) teve um gostinho doce neste ano. Eles foram recepcionados com bolo nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, em comemoração aos 18 anos de fundação da Faculdade. O pátio foi todo decorado com bexigas e outros motivos festivos para a celebração da data.

O sonho de fundar um centro universitário para incentivar trabalhos de pesquisa e extensão levou a socióloga Marcia Regina Vazzoler a fundar a FAAG (Faculdade de Agudos). Há 18 anos, no dia 2 de fevereiro de 2002, começavam as primeiras atividades, com cursos de Pedagogia, Administração e Turismo. Inicialmente, a sede ficava no centro da cidade de Agudos, em um imóvel cedido pela prefeitura, ao lado do antigo prédio da Câmara Municipal. Em 2004 iniciava-se a construção do atual campus e em janeiro de 2006 todas as instalações foram transferidas para onde a Faculdade funciona hoje, na avenida Vereador Delfino Têndolo, que margeia a rodovia Marechal Rondon.

Marcia, que tem mestrado em Sociologia Política e doutorado em Engenharia de Produção, decidiu investir em Agudos depois de constatar, por meio de uma detalhada pesquisa, que o município oferecia atrativos para a instalação de uma faculdade, como demanda de alunos e uma excelente localização geográfica. Na época, a mantenedora da FAAG também contou com o apoio e incentivo da prefeitura municipal.

“Assim que terminei a graduação em Ciências Sociais, na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), decidi fundar uma faculdade com o objetivo principal de fomentar pesquisas e projetos. E Agudos me deu essa oportunidade. Crescemos e hoje somos referência no ensino superior da região”, ressalta Marcia.

Já em 2008, a FAAG conseguiu o reconhecimento dos cursos de Pedagogia e Administração pelo MEC, com nota máxima. No mesmo ano, a graduação de Turismo também obteve a maior nota no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Resultados decisivos para a Faculdade garantir a autorização do Ministério da Educação e, em 2009, abrir mais uma graduação, a de Engenharia de Produção. “Nosso compromisso sempre foi com a qualidade do ensino. Evoluímos e estamos no atual patamar de referência em educação porque trabalhamos focados em uma formação de excelência e no respeito ao aluno”, acrescenta Marcia.

A responsabilidade por uma educação de ponta foi reconhecida em 2008, quando a FAAG recebeu o “Prêmio Nacional de Excelência em Qualidade no Ensino”, do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Qualidade Gomes Pimentel. O título é dado para as 150 melhores instituições de ensino superior do Brasil, com base nos resultados da avaliação do MEC durante o processo de reconhecimento dos cursos. “Toda essa qualidade que oferecemos, aprovada e reconhecida, abriu caminhos para novos projetos. Em 2007 implantamos os cursos de pós-graduação e capacitação, depois o Colégio FAAG e uma série de outros projetos que tornam a FAAG um grande referencial em toda a região”, destaca André Cortucci, gerente administrativo da Faculdade e do Grupo FAAG.

Hoje, a FAAG oferece os cursos superiores de Administração e Pedagogia – ambos reconhecidas com nota máxima pelo MEC -, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis, RH, Logística, Letras, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design, Arquitetura, além de Pedagogia para Licenciados.

Ampliação

Em janeiro de 2015, a FAAG inaugurou sua segunda expansão. O novo espaço agrega uma nova biblioteca – que dobrou de tamanho -, salas do setor administrativo, da direção, de coordenação e de reuniões. No primeiro pavimento foram construídos uma recepção e um novo acesso para a entrada dos alunos.
No segundo piso estão novas salas de aulas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *