< >Assessoria de Imprensa – 09/09/2009
< >O primeiro dia da sétima edição da Semana da Administração da FAAG, cujo tema é a “Gestão do Conhecimento”, contou com a presença maciça de alunos, professores e convidados, que tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra do professor Paulo Sérgio Orti, docente na Unifae/Curitiba e na Unesp Bauru. Ele abordou a importância da gestão do conhecimento nas empresas.
< >“A questão da Gestão do Conhecimento é hoje entendida como estratégica nas organizações e quem perder esse foco, perderá vantagem competitiva nas empresas”, explicou durante sua apresentação para um público de mais de 300 pessoas.
< >A abertura da Semana da Administração, que segue até sexta-feira (11), contou com a presença do vice-diretor acadêmico Claudio Garbi; da diretora acadêmica Lúcia Aravechia de Oliveira, além do gerente de marketing André Cortucci e demais docentes do curso de Administração.
< >Acompanhe alguns dos principais trechos da entrevista que o professor Paulo Orti concedeu à assessoria de imprensa da FAAG.
<>A Gestão do Conhecimento já é um tema disseminado entre os profissionais de Administração?
Paulo: É importante que esses profissionais saibam como estão as práticas das empresas nesse aspecto, as tendências e alguns conceitos que orientem as melhores práticas nessa área.
<>Hoje, todo profissional de administração precisa ter o conhecimento sobre “Gestão do Conhecimento” na bagagem? Por quê?
Paulo: A questão da Gestão do Conhecimento é hoje entendida como estratégica nas organizações e quem perder esse foco, cuidará de ativos tangíveis e perderá de vista os intangíveis, que são os verdadeiros critérios de agregação de valor nas organizações. É do intangível que se obtém a vantagem competitiva hoje nas empresas.
<>Em escala de prioridade, essa ferramenta (gestão do conhecimento) tem qual importância na carreira de um profissional de administração?
Paulo: Não são só ferramentas. É todo um referencial teórico e conceitual. E como tal é de fundamental importância na carreira de um administrador moderno. Veja um exemplo simples: hoje a marca mais valiosa do mundo é o Google. Justamente um serviço de localização de informações, de conhecimento. Essa é a tendência marcante no ambiente dos negócios. Quem tem o conhecimento ou sabe onde encontrá-lo está alguns passos à frente num contexto muito competitivo, onde isso pode fazer toda a diferença entre o fracasso e o sucesso.
< >Lucien Luiz