Assessoria de Imprensa – 28/06/2010
Cerca de três mil pessoas, entre alunos, professores e convidados participaram da Jornada Pedagógica da FAAG, que neste anofocou os temas “Educação Especial” e “Educação Inclusiva”. O público pôde conferir durante toda a semana – de 21 a 25 de junho – uma programação composta por palestras, minicursos, depoimentos de deficientes e apresentações artísticas.
Além dos professores e alunos da faculdade, o evento foi prestigiado também por educadores da rede municipal de ensino de Agudos e outras cidades da região, como Lençóis Paulista, Bauru e Borebi.
“O saldo é positivo, já que conseguimos atingir o objetivo de provocar à reflexão sobre as novas possibilidades de inclusão. Tenho certeza de que esses educadores saíram sensibilizados dessa jornada, que também contribuirá muito na prática de cada professor no dia a dia”, argumenta Maristela Lima, coordenadora do curso de Pedagogia da FAAG e organizadora do evento.
Para os participantes, a jornada teve grande importância por tratar de um tema complexo como a deficiência na escola, e por sugerir possibilidades de educar alunos deficientes.
“Tenho duas crianças com Síndrome de Down na sala de aula e por isso vim participar da Jornada Pedagógica. Acredito que todo o conteúdo que pude ver durante esta semana foi extremamente enriquecedor para que eu possa aprimorar o processo educativo com esses alunos”, comenta Flávia Leite, professora de educação infantil da rede municipal de Agudos.
Nem sempre o tema deficiência é enfrentado nas escolas ou abordados em faculdades. Foi o que levou a FAAG a tratar do assunto neste ano. “Conseguimos mostrar as possibilidades que existem para se educar pessoas com deficiência. E, muito mais do que isso, mostramos a importância de se acreditar no ser humano”, sentencia Maristela, que organizou a Jornada Pedagógica da FAAG.
Lucien Luiz