Home Notícias Mercado de Prospecção Técnica e Inteligência está em alta

< >Assessoria de Imprensa – 11/09/2009

< >Os estudantes de Administração que ainda não decidiram qual área seguir dentro da profissão devem procurar conhecer um pouco mais sobre prospecção tecnológica e inteligência competitiva. Segundo Leandro Innocentini Lopes de Faria, que ministrou palestra sobre o assunto nesta quinta-feira (10), durante a Semana da Administração da FAAG, o mercado para quem domina essas ferramentas está em alta. Além disso, muito rentável.

< >“Pagam-se muito bem aos profissionais que dominam esses conhecimentos. É uma área em ascensão, justamente porque ainda são poucas as pessoas especializadas na área”, destaca Faria, formado em engenharia de materiais pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), com mestrado em ciência e engenharia de materiais, e doutorado em ciência da informação.

< >Confira a seguir alguns dos trechos da entrevista concedida à assessoria de imprensa da FAAG, antes da palestra, na noite desta quinta-feira (10).

< >Do que se tratam a prospecção tecnológica e a inteligência competitiva?
Leandro:
A prospecção tecnológica é a função que se preocupa com a antecedência das direções e velocidades com as quais ocorrem as mudanças tecnológicas. Uma TV de última geração hoje, será obsoleta dentro de poucos anos. Então, esta função tem o objetivo de pensar nisso para preparar a empresa para concorrer melhor no futuro. A inteligência competitiva tem o objetivo de produzir informações que vão apoiar decisões mais tarde, aumentando a concorrência global. Ela tem a função de mapear tecnologias para que a empresa possa se planejar e orientar para a concorrência do mercado.

< >Hoje, essas ferramentas estão disponíveis em cursos de formação?
Leandro:
Ainda muito pouco, por isso que o mercado é tão promissor. Tem pouca gente especializada na área. Atualmente, encontramos cursos de especialização voltados para essas demandas, mas ainda nenhuma graduação trata o assunto de forma mais direta, específica.

< >Onde mais os profissionais devem buscar essas ferramentas?
Leandro:
Além de buscar esses conteúdos em cursos de extensão, seria interessante procurá-los em livros e sites, que também são enriquecedores. Hoje, a prospecção tecnológica e a inteligência competitiva são diferenciais que, com certeza, podem ajudar muito no sucesso da carreira.

< >Quais sites e livros o sr. indica aos interessados no tema?
Leandro:
Sobre prospecção tecnológica, o site www.cgee.org.br, que é muito rico neste conteúdo. Já sobre inteligência competitiva, é muito interessante o livro “Inteligência do Competidor”, de Leonard Fuld, assim como os sites < >www.abraic.org.br< > e < >www.nit.ufscar.br< >.

< >Lucien Luiz