< >27/6/2011 – Assessoria de imprensa
< >Aprender sempre e a todo momento. Foi com essa mensagem que o escritor pós-graduado em gestão do trabalho pedagógico, Fábio Fernandes, abriu a Jornada Pedagógica da FAAG na noite desta segunda-feira, 27 de junho. O evento, que tem como tema “Comunicar para bem (in) formar”, discute até a próxima quinta-feira, dia 30, formas e necessidades para garantir uma boa qualidade no ensino.
< >“Para vocês ensinarem bem, precisam ter uma boa remuneração, estar qualificados e aprendendo a todo instante. O educador não oferece o que não tem”, enfatizou o palestrante para um público de 300 pessoas, entre professores e alunos de Pedagogia, que lotou o pátio da FAAG na noite desta segunda-feira.
< >O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Agudos, teve a presença do prefeito Everton Octaviani, da diretora municipal de Educação Maria Cecília Bigarelli Ayub, além da diretora acadêmica da FAAG, Lúcia Helena Aravéchia de Oliveira, e da coordenadora do curso de Pedagogia, Renata Faleiro.
< >Confira a seguir os principais trechos da entrevista concedida por Fábio Fernandes à assessoria de imprensa da FAAG.
< >De que forma o professor pode oferecer uma educação de mais qualidade ao seu aluno?
< >Fernandes: O professor precisa estar bem para oferecer algo melhor. Para isso, tem que ser educado para educar seus alunos, porque as palavras movem e os exemplos arrastam. Ele precisa passar conteúdo sendo exemplo para o aprendiz. Primeiramente o educador tem de aprender a evoluir para depois poder passar um conteúdo melhor.
< >Essa educação de qualidade depende mais de quem: do professor, da infraestrutura escolar ou do aluno?
< >Fernandes: Na verdade, depende da formação continuada dos professores e também da educação que os pais passam para os filhos. A criança precisa ter vontade de ir para a escola aprender. Ela tem de ter essa consciência, que escola é um local para buscar o saber. Mas, infelizmente, em geral, os pais terceirizam a educação dos filhos para os professores.
< >Na sua opinião, porque os pais estão deixando a responsabilidade de educar os filhos nas mãos da escola?
< >Fernandes: Os pais estão cada dia mais ocupados. Tanto o homem quanto a mulher ficam o dia todo fora de casa, trabalhando. Nesse caso, o casal só vai conseguir ficar um pouco com a criança à noite. O que não é suficiente para educar. Assim, os pais deixam a educação dos filhos para os professores resolverem. É por isso que os educadores são os trabalhadores que mais tomam antidepressivos. O professor está sem estrutura para aguentar essa sobrecarga.
< >O que falta na escola que temos hoje?
< >Fernandes: O professor precisa cobrar salários mais dignos para se motivar a aprender mais. Além disso, capacitação continuada e colaboração dos pais no sentido de levar os filhos à escola para aprender. É preciso mostrar que a educação é o único caminho que leva alguém ao sucesso.
< >Lucien Luiz