28/6/2011 – Assessoria de imprensa
Na segunda noite de palestras da Jornada Pedagógica da FAAG, nesta terça-feira, 28, a professora de lÃÂngua portuguesa Antonia Aparecida Flores Saggioro, a Tuca, discutiu os desafios do novo acordo ortográfico para professores e alunos.
Ela destacou que o mais importante é investir e incentivar a leitura no processo de aprendizagem das novas regras. Graduada em letras português-inglês, Tuca tem especialização em Teoria e CrÃÂtica Literária, mestrado em Literatura Comparada e ministra na FAAG as disciplinas de Comunicação e Expressão I e II, Metodologia e Prática da LÃÂngua Portuguesa, e LinguÃÂstica e Educação.
Confira os principais trechos da entrevista concedida àassessoria de imprensa da FAAG.
Qual o maior desafio para o professor com o novo acordo ortográfico?
Tuca: O maior desafio do professor é interiorizar as novas regras ortográficas e desfazer-se completamente das antigas. Somente desta forma ele terá segurança para passar aos alunos o novo conhecimento a ser assimilado. Ainda muitas regras da nova ortografia proposta estão indefinidas e são questionáveis.
Como lidar com esse dilema em sala de aula?
Tuca: Realmente o acordo ortográfico deixou muitas lacunas e perguntas sem respostas, porque foi mais uma reforma com intenções polÃÂticas do que facilitadora da lÃÂngua portuguesa. O acordo não unificou, por exemplo, as letras concorrentes para o mesmo som (x/ch, j/g). Portanto, contrassensos na lÃÂngua portuguesa sempre existiram, e o professor está acostumado com eles. Em cada fase da aprendizagem, a reforma terá um impacto de dimensões diferentes no que concerne ao grau de dificuldade de sua assimilação.
Em sua opinião, de que forma o professor pode facilitar a vida do aluno no aprendizado da gramática?
Tuca: Toda atividade proposta ao aluno deve ser desafiadora, útil e significativa. Portanto, o ensino da gramática deve partir sempre do texto, ou seja, do concreto, para que o estudante perceba o uso efetivo da gramática para a construção das mensagens e seu papel fundamental para a formação da coerência e da coesão textual.
O professor deve buscar que recursos para se adequar àescrita correta da lÃÂngua?
Tuca: Uma gramática da lÃÂngua portuguesa contém tudo o que o professor necessita saber sobre o funcionamento do português. Muitos, porém, acham o estudo gramatical muito difÃÂcil e árido, o que corresponde a mais pura verdade. Então, como aprender a norma culta padrão? A maneira mais eficiente e agradável é por meio da leitura. Lendo se aprende ortografia, estrutura da lÃÂngua, e de brinde vem o conhecimento e o entretenimento.
Lucien Luiz