Assessoria de Imprensa – 09/08/2008
A partir de segunda-feira, 11 de agosto, professores da rede estadual de ensino de Bauru começarão a aprender a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras.
As aulas serão ministradas pelo professor Valdeci Santana, que leciona a mesma disciplina na FAAG. A faculdade venceu a licitação, que foi aberta pelo governo do Estado, para oferecer o serviço à Diretoria Regional de Ensino de Bauru. Agora, a instituição vai atender 105 professores. As aulas vão acontecer às segundas e terças-feiras em Bauru, na Escola Estadual Ernesto Monte e nas dependências da Diretoria de Ensino.
Cada uma das três turmas formadas terá dez encontros, totalizando 30 horas/aula. Nesta segunda, os alunos-professores participarão de uma aula inaugural com a professora Relma Urel Carneiro Carbone, do curso de Pedagogia da FAAG, que vai falar sobre deficiência auditiva, língua de sinais e educação inclusiva.
“O curso será apostilado e terá um conteúdo bem atual e próximo da realidade dos alunos deficientes. Além disso, nosso professor é altamente capacitado e possui larga experiência no assunto. Ele, que tem deficiência auditiva, será acompanhado por um intérprete, que poderá sanar eventuais dúvidas dos alunos”, destaca Lúcia Helena Aravechia de Oliveira, diretora-acadêmica da FAAG.
Desde dezembro de 2005, quando o decreto 5.626 entrou em vigor, o ensino de Libras tornou-se indispensável e obrigatório nos cursos de formação e aprimoramento de professores da rede pública.
Lucien Luiz