Assessoria de Imprensa – 10/09/2008
O segundo dia da 6.ª Semana da Administração, que começou na última segunda-feira, teve em pauta o debate em torno do tema “Governança Corporativa”.
<>O assunto foi abordado pelo consultor Marcos Eduardo Meinberg Castro, que hoje presta assessoria para o Grupo Nelson Paschoaloto, Grupo Silvio Santos e Camargo Corrêa. O pátio da FAAG ficou lotado de alunos e convidados para conferir a palestra. O consultor falou sobre a importância de se conhecer o conceito de governança corporativa e de que forma os profissionais podem atuar nesse mercado.
Veja a seguir os principais trechos da entrevista de Castro à assessoria de imprensa da faculdade.
<>Atualmente, o que o mercado de governança corporativa exige do profissional?
Marcos: O saber dos fundamentos do conceito governança corporativa e o que isso representa dentro da empresa. Na realidade, o aluno aprende esse conteúdo na faculdade, mas, o que acontece é que o mercado costuma criar rótulos novos e ele precisa estar sempre se atualizando.
<>Além da graduação, quais são os outros pré-requisitos que o profissional precisa preencher?
Marcos: Além da formação acadêmica, eu sempre fui um admirador de quem estuda muito. Toda a minha vida profissional foi enquadrada na banca universitária e em trabalhos com grandes professores. O conselho que dou para os alunos é de se esforçar muito, se espelhar ao máximo na banca escolar e depois buscar fazer carreira em empresas que possam agregar conhecimento para eles também. É preciso não só levar conhecimento a uma empresa, mas também buscar nela o conhecimento da prática de negócios.
<>Há campo de trabalho nessa área?
Marcos: Muito. Para quem tem competência, estuda, se esforça e trabalha, sempre existe campo de trabalho.
<>E quanto ao retorno financeiro, é certo?
Marcos: Diria que é certo não somente no segmento de Administração, mas em qualquer profissão. O que o profissional tem que ter em mente é que ele tem de ter um tempo de investimento e um de colheita. Para quem está na banca de universitário ainda, o momento é de investimento, de se capacitar, de se preparar e buscar grandes oportunidades. Mas, não visando a remuneração imediata, mas sim o acúmulo de conhecimento para mais tarde conseguir colher os frutos.
Lucien Luiz