Home Notícias Jornada discute estresse ocupacional do professor

Assessoria de Imprensa – 04/06/2008

A saúde do professor também foi pauta da 3.ª Jornada Pedagógica da FAAG, cujo tema deste ano é "Espaços, possibilidades e ferramentas do pedagogo na atualidade".

A discussão, que abordou a "Prevenção do estresse ocupacional e do Burnout no trabalho de professores e sua relação com boas práticas profissionais", foi coordenada pela terapeuta ocupacional Daniela Cristina dos Santos, também MBA em gestão de pessoas e pesquisadora da área de saúde e estresse dos professores, na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

A palestra foi ministrada na última terça-feira, 3 de junho, quando a terapeuta fez o alerta de que fatores como o cansaço, gerado pela sobrecarga de serviços, tem afastado muitos professores da sala de aula. "Para conseguirem uma remuneração maior, os professores precisam atuar em vários empregos, o que acaba culminando num desgaste físico e mental desses profissionais", acrescenta.

Santos contou que a Prefeitura de Limeira, onde atua como terapeuta, está iniciando um programa de saúde ocupacional com os professores da rede municipal. O objetivo é minimizar o estresse entre os profissionais e diminuir os casos de licença por problemas de saúde gerados pelo cansaço do dia-a-dia de trabalho.

Segundo a terapeuta, os professores aprendem técnicas de relaxamento e corporais, a gerenciar o tempo de trabalho, tudo focado em ações que possibilitem um menor desgasto mental e, consequentemente, menos problemas de saúde entre a categoria.

"O professor tem que aprender a minimizar os efeitos do estresse que sofre todos os dias. Ele é vítima de uma situação que o obriga a exercer funções que seria responsabilidade da família do aluno. Hoje, o professor tem que ser um pouco pai, médico, avô, enfim, a lidar com habilidades, cuja responsabilidade cabe à família do aluno, que está desestruturada", comenta Santos.

A palestra foi acompanhada por alunos do curso de Pedagogia da FAAG, que também tiveram a oportunidade de fazer perguntas à terapeuta depois da palestra.

Lucien Luiz