Assessoria de Imprensa – 06/06/2008
Uma série de oficinas compôs a programação de quarta e quinta-feira da 3.ª Jornada de Pedagogia da FAAG, que neste ano encampa o tema "Espaços, possibilidades e ferramentas do pedagogo na atualidade".
Os alunos puderam conferir na quarta as oficinas "Arte na escola: dança e teatro", com o professor Luciano Grotto, da FAAG; e "Dinâmicas de grupo em sala de aula", com a professora Fabiana Zanella, da FAAG.
Na quinta, penúltimo dia do evento, foi a vez de debater "Planos de ensino individualizados em salas de aula inclusivas", que foi tema de palestra ministrada pela professora-doutora Eliana Zanata, da Unesp.
Outros assuntos, como "A prática pedagógica no espaço virtual: a WebQuest como recurso didático", com o professor Wagner Antônio Jr., da FAAG; e "Como falar em público", com o professor Pedro Polesel, da USC, de Bauru, também foram abordados na quinta passada.
Ferramenta eficaz
A palestra "Planos de ensino individualizados em salas de aula inclusivas", proferida quinta passada pela professora-doutora Eliana Zanata, da Unesp, atraiu muitos alunos no auditório A da FAAG. A educadora falou sobre a importância dessa ferramenta e em que situação deve ser aplicada. Confira os principais trechos da entrevista concedida à assessoria de imprensa da faculdade.
<>O que é essa ferramenta: Plano de ensino individualizado?
Eliana: É um recurso que o professor utiliza para otimizar seu trabalho em sala de aula. Através desse plano, que nada mais é que uma ficha de informações sobre as potencialidades do aluno, o professor consegue ter uma visão de quem é a criança que está em sua sala de aula. Dessa forma, o educador tem a possibilidade de propor a atividade mais adequada à necessidade daquele aluno deficiente.
<>Esse plano também é indicado para os alunos que não têm deficiência?
Eliana: O plano de ensino individualizado é voltado ao aluno com necessidades especiais. Porém, nada impede que o professor, em sala de aula, aplique esse recurso nas crianças com alguma dificuldade de aprendizagem ou que não apresentem um comportamento intelectual adequado para a idade que possuem.
<>Ao aplicar esse método, o professor não corre o risco de reforçar ainda mais o preconceito contra os deficientes na escola?
Eliana: Essa estratégia, que ajuda muito o professor, serve para todos os alunos da sala. As atividades não serão aplicadas apenas à criança deficiente, exceto quando o grau de limitação for de uma complexidade muito grande.
<>Lucien Luiz