Home Notícias Orquestra de violinos e palestra abrem Jornada de Pedagogia

Assessoria de Imprensa – 03/06/2008

Um festival de música erudita abrilhantou a abertura da terceira edição da Jornada Pedagógica da FAAG, que neste ano aborda o tema "Espaços, possibilidades e ferramentas do pedagogo na atualidade". O evento aconteceu na última segunda-feira, 2 de junho, quando a Orquestra de Violinos de Duartina, regida pela professora Nanci Paluan Domingues, emocionou o público com as músicas que apresentou – do erudito à popular "Brasileirinha".

Na segunda parte do evento, entrou em cena a professora Alessandra Arce, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ela ministrou a palestra "Pedagogos na educação infantil", discutindo a atuação dos profissionais frente a temas como a educação inclusiva.

A palestrante criticou o modelo de inserção dos alunos deficientes na escola regular, apontando falta de estrutura das escolas, de preparo dos professores e de investimentos do governo.

"A educação inclusiva no Brasil é uma "piada". Ela não existe. O professor não está preparado para lidar com a inclusão e com o aluno deficiente. E isso ocorre desde a formação do docente, que é falha e quase não existe", criticou.

Para Arce, a baixa remuneração do professor brasileiro contribui com a fragilizada educação inclusiva praticada no País.

"O nível cultural do professor brasileiro é baixíssimo. E isso ocorre porque o salário é baixo e ele acaba tendo que se sobrecarregar de serviço para ter um salário menor. Dessa forma, ele não tem tempo de se preparar melhor. Ele pouco vai ao teatro, ao cinema ou lê livros. É uma realidade desesperadora", concluiu a palestrante.

Ao final da apresentação, a professora participou de uma mesa-redonda com os alunos, respondendo a dúvidas e considerações.

Na oportunidade, também estiveram presentes a diretora acadêmica da FAAG, Lúcia Helena Aravechia de Oliveira; o sócio-mantenedor da faculdade, dr. Nélson Paschoalotto; a coordenadora do curso de Pedagogia, Juliana Araújo; e os professores Wagner Antônio Jr.; Relma Urel Carbone Carneiro; Eliane Aparecida Zulian Delázari; e Claudio Garbi.

Importância

Com o tema "Espaços, possibilidades e ferramentas do pedagogo na atualidade", a 3.ª Jornada Pedagógica da FAAG põe em discussão a atuação do pedagogo e suas formas e ambientes de trabalho, que hoje ganham cada vez mais espaço.

"A jornada deste ano visa desmistificar que a educação não se faz somente na escola. Educação também se faz com orquestra, com os marginalizados e em diversos outros lugares e com pessoas dos mais diferentes níveis culturais, sociais e econômicos", pontua Araújo.

A Jornada Pedagógica segue até sexta-feira, 6 de junho, quando estão previstas a apresentação cultural do Projeto Mãos que Falam, da FAAG, e a palestra "O pedagogo e sua atuação junto a grupos marginalizados", com o professor José Roberto Lemos, da UFSCar.

Lucein Luiz