Curso de Ciências Contábeis

Faça Ciências Contábeis na FAAG

Portaria Ministerial

Autorização Ministerial através da portaria de nº 322 de 28/12/2012.

Reconhecimento através da portaria de nº 1.012 de 25/09/2017, publicada no Diário Oficial da União em 27/09/2017.

O Curso

Sua duração é equivalente a quatro anos, correspondente a uma carga horária de 3.000 h/a.

Habilitação em Ciências Contábeis, com 100 vagas no período noturno em duas turmas de 50 alunos. Seu regime de matrícula é seriado semestral.

Perfil do Profissional

O curso de Ciência Contábeis guarda estreita relação com o curso de Administração, permitindo uma melhor utilização com qualidade dos recursos disponíveis.

A Faculdade de Agudos terá como objetivo desenvolver em seus egressos, habilidades profissionais, em área contábil, compatíveis com a natureza de sua formação superior, capacitando-os e qualificando-os para que possam, através de seus conhecimentos científicos e técnicos avançados contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico da iniciativa pública e privada do mundo moderno.

Os fatores que motivaram a criação do curso de Graduação – Ciências Contábeis – vêm ao encontro das necessidades exigidas na tomada de decisões nos dias de hoje.

A informação é a garantia de eficácia nesse processo e o sistema contábil oferece informações relevantes no que concerne aos aspectos operacionais e estratégicos, de planejamento e controle das operações, gerenciamento de custos e o próprio planejamento estratégico.

Os aspectos contábeis devem ser analisados não apenas como uma atividade legal, mas também como informações geradas pelo setor contábil, sendo uma peça chave para a tomada de decisões dentro da empresa. Cenários prospectados através das análises contábeis são diretamente ligados à sobrevivência das organizações, o que nos faz concluir sobre a importância do curso de graduação em Ciências Contábeis.

Ressaltar o papel desses profissionais é de suma importância; daí a necessidade da formação de contadores sabedores da relevância das Ciências Contábeis, conscientes da responsabilidade em diagnosticar a saúde financeira das organizações, interferindo em questões econômico-sociais.

Nas últimas décadas observa-se uma mudança sem precedentes não apenas no ambiente econômico e social, mas também no cenário contábil, com a adequação às Normas Internacionais de Contabilidade, instituídas pela Lei nº 10.303, de 31 de outubro de 2001 e pela Lei nº 11.941, de 27 de maio de 2009, que altera e acrescenta dispositivos na Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que dispõe sobre as Sociedades por Ações, e alterações na Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976, que dispõe sobre o mercado de valores mobiliários e cria a Comissão de Valores Mobiliários.

Diante disto, as organizações e, por conseguinte seus colaboradores, devem estar preparados para identificar, avaliar e implementar ações visando a adaptar as organizações às novas exigências impostas por este ambiente.

Neste contexto, o fator humano tem recebido destaque, sendo atribuído às pessoas o diferencial competitivo para vencer num mercado cada vez mais exigente. Formar profissionais para atuar neste cenário, dinâmico e em constante evolução, tem sido o grande desafio da Faculdade de Agudos.

A Contabilidade é atividade fundamental na vida econômica. Mesmo nas economias mais simples, é necessário manter-se a documentação dos ativos, das dívidas e das negociações com terceiros.

Nas complexas economias modernas, o papel da Contabilidade se torna ainda mais importante, uma vez que o gerenciamento de recursos escassos não pode prescindir de dados contábeis para decidir pela melhor alternativa de ação.

O atual ritmo de crescimento e integração dos negócios e a necessidade de participar do comércio mundial exige das empresas tomadas de decisões cada vez mais rápidas e precisas. E as tomadas de decisões devem ser precedidas de informações, da mesma forma, precisas e diligentes.

Sabemos, também, que as empresas não podem mais coexistir como unidades isoladas de produção; a empresa moderna, a empresa atual, tem que ter uma visão mais ampla, social e holística, voltada para este novo século que, sem dúvida alguma, será de grandes alterações no comportamento da humanidade.

Competências e habilidades

Contábeis têm a intenção de capacitar seus egressos para o exercício profissional na área contábil. Assim sendo, o profissional formado no Curso de Ciências Contábeis deverá possuir as seguintes habilidades e competências para o exercício profissional:

  • Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;
  • Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
  • Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários;
  • Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
  • Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares;
  • Exercer suas responsabilidades com expressivo domínio das funções contábeis;
  • Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial;- Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica.

Valores *

Os valores abaixo são validos para alunos ingressantes no ano base de 2020.

Valor Cheio

R$ 968,00

Desconto Pontualidade

R$ 871,20 

* A FAAG possui ainda parceria com empresas que podem conceder descontos que variam entre 10% e 30% sobre o valor do Desconto Pontualidade.