Esp. em Práticas de Alfabetização e Letramento

O Curso de Especialização em Práticas de Alfabetização e Letramento tem por objetivo formar especialistas com conhecimentos teóricos e práticos referentes à alfabetização numa perspectiva integradora dos conhecimentos de alfabetização e letramento. Objetiva, também, qualificar professores para o processo de alfabetização e letramento, permitindo ao profissional da educação, a reflexão sobre a prática pedagógica, de forma a melhor subsidiar suas ações com intervenções didáticas atendendo às necessidades de aprendizagem.

O Curso de Especialização em Práticas de Alfabetização e Letramento cumpre as disposições da Resolução MEC/CNE/CES nº 1, de 08 de junho de 2007, Resolução nº 05, de 25 de setembro de 2008.

Carga horária do curso

460 horas de curso.

Duração

18 meses

Período das Aulas

Aos sábados, quinzenais, das 8h às 13h, sendo alguns deles subsequentes conforme calendário/cronograma previamente divulgado.

Público Alvo

Profissionais da educação: professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior, pedagogos, psicopedagogos, supervisores, orientadores educacionais, diretores e coordenadores. Graduados em nível superior em qualquer Licenciatura, Bacharelado ou Tecnólogo.

Avaliação

As formas de avaliação podem ser por meio de avaliações orais e/ou escritas, pesquisas, atividades de extensão, exercícios, arguições, trabalhos, seminários e visitas orientadas às instituições, desde que previstas no plano de ensino da disciplina e/ou módulo.

Trabalho de Conclusão de Curso

Será em formato de artigo científico com apresentação de banner, com supervisão e acompanhamento de professor orientador.

Frequência

A frequência mínima em cada disciplina deverá ser de 75% (setenta e cinco por cento), sendo prevista a compensação de ausência, nos termos legais.

Certificação

Terá direito ao Certificado de Conclusão do Curso o participante que tiver atendido às seguintes exigências:

  • Frequência mínima em 75% (setenta e cindo por cento) das aulas ministradas em cada disciplina;
  • Ser aprovado nas disciplinas;
  • Ser aprovado no Trabalho de Conclusão de Curso.

Mais Informações

O cadastro de pré-inscrição não gera nenhum vínculo entre a FAAG e o candidato. A abertura de turma está condicionada a número mínimo de alunos.