Apresentação

Criada em 2002 a Faculdade de Agudos é um projeto da atual mantenedora Marcia Regina Vazzoler, formada em Ciências Sociais, com mestrado em Sociologia Política e Doutorado em Engenharia de Produção.

Marcia Vazzoler passou toda sua carreira universitária na Universidade Federal de São Carlos. Durante anos atuou como professora universitária e por vivenciar de perto a realidade tanto do ensino superior público quanto do ensino superior particular, acreditou ser possível desenvolver um projeto de ensino superior particular com as características do ensino superior público.

Agudos foi escolhida como sede de seu projeto por estar localizada em uma região com demanda universitária promissora. Inicialmente a FAAG foi instalada em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Agudos, mas com o passar dos anos esse prédio acabou se tornando pequeno para tantos alunos que juntamente com esta “estrangeira” apostaram na FAAG, surgindo então a necessidade de ampliações físicas e, em 2004, iniciaram-se as obras do novo campus da FAAG.

A faculdade ficou em funcionamento no antigo campus por 4 anos e no final de 2005 mudou-se para o novo campus localizado às margens da rodovia Marechal Rondon, um passo importante para a realização de um antigo sonho da mantenedora, fazer com a FAAG o mesmo que tinha vivenciado em sua vida universitária na UFSCar.

Muitos projetos sociais, que já existiam, porém de forma tímida, passaram a ganhar força ao mesmo tempo em que novos projetos foram surgindo. A FAAG, que já oferecia bolsa de estudo aos seus alunos, levando em consideração o desempenho acadêmico e o nível sócio-econômico, criou também uma nova modalidade de bolsa: a bolsa pesquisa.

Os alunos com bolsa pesquisa, além das atividades correntes dos cursos de graduação, desenvolvem projetos sociais e pesquisa na FAAG.  Aprendem, desta maneira a trabalhar com dados e projetos sociais ao mesmo tempo que adquirem responsabilidade social.

FAAG une educação e trabalho como base de uma ação social sem distinção de raça, credo ou segmento político no atendimento às famílias, crianças, adolescentes e população em geral que possam estar em situação de risco social e pessoal ou não.

De forma global, a missão da FAAG é contribuir para o desenvolvimento sustentado de Agudos e região e para o bem estar e a qualidade de vida da população de seu entorno, através da formação de recursos humanos de alta competência, empreendedores, promotores de mudança e socialmente responsáveis; e do desenvolvimento e da disseminação da cultura e do conhecimento em um ambiente dinâmico de pesquisa e de criação.

Para realizar sua missão e cumprir suas finalidades, a Faculdade de Agudos, de acordo com o que dispõe o seu Regimento e com as ações desenvolvidas desde a sua criação, tem como objetivos:

I – estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

II – formar recursos humanos nas áreas de conhecimento que atuar, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, promovendo ações para formação continuada;

III – incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e o entendimento do homem e do meio em que vive;

IV – promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

V – suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

VI – estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; e

VII – promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Com relação à comunidade os objetivos são:

I – dar apoio às iniciativas culturais e científicas da comunidade;

II – manter um processo contínuo de integração entre a FAAG e a comunidade;

III – produzir tecnologias e desenvolver projetos que objetivem uma melhoria da qualidade de vida e que promovam o crescimento sócio-econômico e cultural; e

IV – auxiliar e contribuir nos programas de desenvolvimento da região.

FAAG está credenciada junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) através da Portaria Ministerial nº 1.970, de 30 de Agosto de 2001, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 31/08/2001 e possui seu recredenciamento através da Portaria Ministerial nº 63 de 30 de Janeiro de 2014, publicada no DOU em 31/01/2014.

Alguns dos Projetos Sociais desenvolvidos pela FAAG podem ser conhecidos através do link Projetos Sociais.

A FAAG tem sua Missão, Visão e Valores definidos a seguir:

Missão

Criado em fevereiro de 1998 por um grupo de professores, o Centro de Ensino Superior de Agudos tem como missão desenvolver e disseminar conhecimento formando profissionais com uma visão abrangente da sociedade e do mundo, para o competente exercício da cidadania, das habilitações e competências proporcionadas pela Instituição.

Visão

Contribuir para o desenvolvimento sustentável de Agudos e região e para o bem estar e a qualidade de vida da população de seu entorno, através da formação de Recursos Humanos de alta competência, empreendedores e promotores de mudanças.

Valores

A FAAG tem como base de valores a Transparência, a Ética, o Comprometimento e a Qualidade, voltados para os Alunos, Professores, Colaboradores e Parceiros, buscando sempre obter bons resultados com preocupação legal e visão empreendedora.

Organização

O Centro de Ensino Superior de Agudos, mantenedor da FAAG – Faculdade de Agudos, é composto pelo seguinte quadro executivo:

  • Presidente: Profª Drª. Márcia Regina Vazzoler
  • Vice-Presidente: Guilherme Vazzoler Rigolin
  • Secretária: Cacilda Corrêa da Silva Bragiato
  • Tesoureiro: André Cortucci

Administração

A Faculdade de Agudos, é administrada academicamente pelo seguinte quadro:

• Diretora: Profª. Esp. Lúcia Helena Aravechia de Oliveira

• Vice-Diretora: Profª. Drª. Mariana Falcão Bormio