Curso de Pedagogia

Faça Pedagogia na FAAG

Portaria Ministerial

Autorização Ministerial através da portaria de nº 2382 de 07/11/2001.

Reconhecimento, com NOTA MÁXIMA, através da portaria de nº 733 de 04/06/2009, renovada através da portaria nº 916 de 27/12/2018, publicada no DOU em 28/12/2018.

O Curso

O curso de Pedagogia da FAAG é uma Licenciatura Plena que atende às determinações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação nacional e à Resolução CNE/CP nº 1/2006,forma educadores para uma atuação crítica e consciente no processo pedagógico.

Seu regime de matrícula é seriado semestral. A carga horária total é de 3.210 horas-aula, sendo 2800 TEORIA/PRÁTICA + 310 estágio + 100 Atividades Complementares.

O tempo de integralização é de no mínimo de 07 semestres (3 anos e 6 meses) e máximo de 14 semestres (7 anos).

Objetivo

O objetivo do curso é integrar a ação docente, a pesquisa, a inclusão e a gestão no espaço institucional da aprendizagem, seja em ambientes formais de escolarização ou nas diversas organizações sociais.

Além de enfatizar a formação para o magistério na educação infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental a FAAG mantêm a tradição de incentivar e investir na formação de educadores para a atuação na Educação Especial.

Por isso o curso de pedagogia oferece 400 horas em disciplinas específicas como as sobre Deficiência auditiva, intelectual, Física e Visual além de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

O corpo docente do curso é formado por professores titulados, doutores e mestres, com experiência profissional muito elogiado em avaliação recente do MEC. O curso de Pedagogia oferece 150 vagas anuais sendo 50 vagas no período diurno e 100 vagas no período noturno.

Estágio

As atividades de estágio no curso de Pedagogia representam o momento privilegiado da vinculação entre a formação teórica e o início da vivência profissional.

O estágio, como componente curricular desenvolvido ao longo do curso, é composto por um conjunto de atividades ligadas à formação profissional, inclusive as de natureza acadêmica (Trabalho de Conclusão de Curso).

O estágio supervisionado tem um papel fundamental na formação do professor e oferece ao aluno oportunidades de ampliar e utilizar os conhecimentos e habilidades adquiridos no curso para responder às necessidades e aos desafios da realidade escolar.

O estágio é desenvolvido nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental (séries iniciais), em espaços escolares inclusivos e na Gestão Escolar (Administração e Supervisão escolar). O curso possui 310 horas de Estágio Supervisionado.

Mercado de Trabalho

O pedagogo pode ter atuar no magistério da Educação Infantil, do primeiro ao quinto Ano do Ensino Fundamental, na Educação Inclusiva dos portadores de necessidades educativas especiais , da educação de jovens e adultos, assim como na área de informática educativa, hospitalar e empresarial.

Além de lecionar, pode ainda exercer funções diversas, como Gestor Escolar (em Escolas e Creches ), Planejamento , Orientação Educacional, Supervisão, Coordenação Pedagógica, Inspeção e Acompanhamentos Pedagógicos em geral.

Nas Empresas, o pedagogo poderá atuar nos setores de RH, selecionando e preparando funcionários; em editoras, empresas fabricantes de softwares educativos, de brinquedos e de Ensino à Distância, como Consultores Técnicos Pedagógicos; no Turismo e Lazer , como Instrutores e Coordenadores de Recreação; em Hospitais, colaborando para a Adaptação e acompanhamento pedagógico de crianças internadas; em Clínicas, com acompanhamentos Pedagógicos; nas organizações governamentais e não governamentais, em projetos de atendimento às crianças e adolescentes em situações de risco, e em planejamentos de políticas pedagógicas.

Valores *

Os valores abaixo são válidos para alunos ingressantes no ano base de 2020.

Valor Cheio

R$ 462,00

Desconto Pontualidade

R$ 415,80

* A FAAG possui ainda parceria com empresas que podem conceder descontos que variam entre 10% e 30% sobre o valor do Desconto Pontualidade.