Curso de Logística

Faça Logística na FAAG

Portarias Ministeriais

O Curso Superior de Tecnologia em Logística foi autorizado pelo MEC através da Portaria nº 295 de 09/07/2013, publicada no Diário Oficial em 10/07/2013.

Reconhecimento através da portaria de nº 576 de 09/06/2017, publicada no Diário Oficial da União em 12/06/2017.

O Curso

O Curso tem Carga Horária de 2.400 horas e o tempo de integralização é de dois anos e meio, ou seja, cinco semestres e o regime de matrículas é semestral.

Missão

O Tecnólogo em Logística tem como missão preparar os profissionais para o planejamento estratégico, tático e operacional nas áreas de produção.

As atividades em Logística caracterizam-se pelo planejamento, organização, operação e controle dos processos de transporte, armazenamento e da estruturação da cadeia de suprimentos, organização e planejamento de recursos materiais, compras e estoques, bem como de atividades auxiliares aos processos de importação e exportação.

Objetivo

As atribuições do Curso Superior de Tecnologia em Logística tem como principal objetivo formar profissionais Tecnólogos que tenham capacidade de fazer o planejamento estratégico, tático e operacional nas áreas de produção, armazenamento, transporte, suprimentos e distribuição através dos canais de fornecimento ao cliente, visando redução de custos, uso racional de todos os recursos envolvidos e agilidade na reposição e entrega.

Portanto, a formação de um profissional de tecnologia não deve limitar-se aos aspectos da aprendizagem de métodos e técnicas de resolução de problemas, como tradicionalmente se convencionou ser as habilidades do tecnólogo. É preciso que se incorporem elementos fundamentais de formação social, como uma filosofia de ensino para:

  • Planejar e coordenar a implantação e manutenção de sistemas de suprimentos de forma segura e compatível com os diversos tipos de organizações;
  • Dimensionar sistemas de armazenamento racionais, seguros e econômicos;
  • Otimizar processos produtivos, comerciais e de prestação de serviços, agregando valores pela organização estrutural e funcional dos sistemas de suprimento, armazenagem e distribuição;
  • Planejar e coordenar projetos direcionados à redução de custos, agilidade de processos e sistemas de suprimento, armazenamento, distribuição e reposição;
  • Tomar decisões relativas a modalidades de transportes, considerando os fatores de custo, rapidez e segurança;
  • Negociar acordos, parcerias e compartilhamento de processos e sistemas com terceiros, visando a otimização de organizações em geral; Conhecer e aplicar a legislação que regulamenta os processos de logística;
  • Dimensionar as necessidades de equipamentos e softwares, especificar e sugerir aquisição, desenvolvimento ou locação de equipamentos;
  • Gerenciar recursos materiais, tecnológicos, financeiros e tempo;
  • Liderar pessoas e processos;
  • Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe.

Para tanto, o Projeto Pedagógico articulará essas variáveis (habilidades e competências–ambientes) de tal modo que leve o aluno ao perfil desejado.

Dessa forma, currículo, ementas, conteúdos programáticos, bibliografia de referência, práticas pedagógicas, sistema de avaliação e atividades extracurriculares formam um todo integrado e flexível que enfatiza e alcança de forma eficaz o perfil profissional pretendido.

O profissional formado no Curso poderá atuar na indústria, comércio e serviços e poderá exercer as ocupações de Analista, Supervisor e Gerente de Logística, sendo válido ressaltar que as funções a serem desempenhadas em cada operação, ou mesmo sua denominação, são decorrentes da estratégia e da estrutura organizacional.

O tecnólogo em logística estará envolvido na elaboração e implementação de sistemas logísticos a partir do planejamento estratégico da empresa em que estiver trabalhando.

O perfil do egresso deste curso compreende:

  • Planejar e controlar o fluxo de materiais, mercadorias, serviços e informações da empresa;
  • Conhecer a demanda dos produtos e serviços, o histórico de frequência dos pedidos, custos envolvidos na operação, prazos de entrega, sazonalidades, políticas de estoques, políticas de fretes, entre outros;
  • Elaborar planos de redução de custos e redução nos prazos de entrega;
  • Elaborar planos para o aumento da qualidade no cumprimento de prazos e disponibilidade constante dos produtos;
  • Propor estratégias de distribuição, armazenamento e estocagem.

Competências e habilidades globais desenvolvidas ao longo das unidades curriculares do curso:

  • Comunicar-se com clareza e empatia nas relações interpessoais;
  • Ser capaz de distinguir os processos básicos envolvidos em um negócio corporativo;
  • Apresentar flexibilidade para adaptar-se aos diferentes modelos organizacionais, demonstrando engajamento e iniciativa;
  • Demonstrar visão sistêmica;
  • Estar atento às evoluções tecnológicas;
  • Capacidade de resposta rápida;
  • Procurar constantemente a eficiência e eficácia nos processos;
  • Agir sobre variáveis que interfiram na qualidade dos processos;
  • O diploma de Habilitação de Tecnólogo em Logística será obtido pelo aluno que concluir com aproveitamento satisfatório os cinco semestres, a carga horária de Atividades Complementares, o TCC e o Estágio Supervisionado previsto para o curso, com ou sem aproveitamento de estudos. O curso será concluído com a integralização da carga horária mínima de 2.400 horas com as competências mínimas exigidas.

O aluno que concluir os semestres previstos para qualificação fará jus a um certificado de qualificação profissional intermediária, para fins de exercício profissional e continuidade de estudos.

Os certificados de Qualificação Profissional e o Diploma de Tecnólogo serão acompanhados de históricos escolares que explicitarão as competências profissionais adquiridas e o título da ocupação.

Valores *

Os valores abaixo são validos para alunos ingressantes no ano base de 2020.

Valor Cheio

R$ 798,00

Desconto Pontualidade

R$ 718,20

* A FAAG possui ainda parceria com empresas que podem conceder descontos que variam entre 10% e 30% sobre o valor do Desconto Pontualidade.