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Esp. em Educação Especial: Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (DI/TEA)

Esp. em Educação Especial e Inclusiva: Deficiência Intelectuale Transtorno do Espectrop Autista (DI/TEA)

O curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em DI/TEA tem como objetivo formar e capacitar os profissionais (da educação, saúde, outras instituições) para atuarem, em escolas, clínicas e em equipes multidisciplinares, visando aperfeiçoar a formação com vistas a promover o desenvolvimento de estratégias com alunos e pessoas portadores de necessidades especiais e portadoras deficiência intelectual.

Público Alvo

Aos Educadores do eEnsino da Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio, professores de Educação Inclusiva; aos profissionais da saúde e demais profissionais interessados em aprofundar-se e conhecer melhor a área de educação especial e/ou inclusiva.

Objetivos Específicos

Possibilitar uma formação de qualidade aos Educadores que atuam na educação inclusiva.

Contribuir para a construção de uma política educacional inclusiva, inovadora e comprometida com a sociedade brasileira atual.

Capacitar professores e profissionais afins para a prática educacional inclusiva a partir de tendências atualizadas;

Enfatizar práticas de intervenção e estratégias de ensino acessíveis para promoção da aprendizagem de estudantes que apresentam condição atípica do desenvolvimento e ampliação da cultura inclusiva.

Estrutura do Curso

  • Adaptações curriculares
  • Avaliação pedagógica especializada
  • Comunicação Alternativa
  • Deficiência Intelectual
  • Família: práticas e dinâmicas de orientação
  • Fundamentos, Princípios e Políticas da Educação Especial
  • Habilidades Sociais: intervenções e estratégias
  • Integração Sensorial: intervenções e estratégias
  • Jogos e Aplicativos para Educação Inclusiva
  • Linguagem e Aprendizagem: intervenções e estratégias
  • Neurociência aplicada à educação da pessoa com deficiência Intelectual
  • O desenvolvimento das funções executivas e a aprendizagem
  • Plano de ensino individualizado
  • Práticas inclusivas a partir da Arte
  • Práticas inclusivas a partir da musicalização
  • Práticas inclusivas e o ensino da matemática
  • Práticas inclusivas para a intervenção precoce – estratégias para o berçário
  • Práticas inclusivas para alfabetização: ênfase na leitura e escrita
  • Práticas lúdicas na perspectiva inclusiva: o brincar na Educação Infantil
  • Práticas para o ensino colaborativo
  • Psicomotricidade: intervenções e estratégias
  • Tecnologia Assistiva
  • Estágio Supervisionado

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